Dicas para melhorar o resultado do seu Confinamento

A técnica de confinamento vem sendo cada vez mais usada pelos pecuaristas, pois oferece muitas vantagens. Entre elas, se destaca o aumento da eficiência produtiva do rebanho, o que faz com que os animais ganhem peso em menor tempo, reduzindo a idade de abate e permitindo ao produtor ter matéria-prima contínua. No entanto, para se ter um confinamento eficiente e rentável, é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas:

Seleção dos animais

O confinamento é uma estratégia de alto investimento, portanto é importante que os animais selecionados tenham as melhores condições. Por conta disso, é preciso escolher os animais com maior potencial de ganho. Um segundo critério interessante para o corte é o peso dos animais no início do confinamento, filtrando aqueles que não precisam (que teriam peso suficiente para irem ao abate apenas com o ganho esperado na pastagem) e os que não adiantam (aqueles que o ganho projetado no confinamento não seria suficiente para fazê-los atingirem o peso de abate.)

Formação dos Lotes

A palavra-chave aqui é homogeneidade. Animais do mesmo sexo, com pesos próximos entre si, de tamanho semelhante e com grau de terminação similares formam o lote ideal.  A vantagem de um lote homogêneo é que a competição por recursos fica mais equilibrada, reduzindo problemas de comportamento. Outro ponto ainda mais positivo é porque, com isso, os animais estarão prontos para o abate em datas próximas, acabando com as vendas isoladas. O ideal é sempre vender o lote todo junto, para que não haja disputas entre os animais remanescentes e os de um novo lote.

Tratamentos Sanitários

Logo na entrada dos animais, é importante, no mínimo, vermifugar os mesmos. Mesmo que já haja um controle estratégico na propriedade, é uma garantia para não perder nenhum animal que, porventura, possa estar contaminado.

Manejo da Alimentação

Esse item envolve todo o controle de alimentos fornecido por lote, número de refeições, quantidade de alimento oferecido por refeição e espaçamento entre dietas. Todas essas anotações e pormenores, se feitos à mão, são extremamente passíveis de erros.  A maior aliada do produtor nesse sentido é a tecnologia. Com o Multbovinos, é possível fazer todo o manejo do confinamento, reduzindo a possibilidade de erros e rentabilizando ainda mais a atividade.

Seguindo essas dicas, e com uma gestão facilitada pelo Multbovinos, sua atividade de Confinamento contará com menos erros e maior rentabilidade.

Orçamento Rápido

Entramos em contato

Atividade principal: